VWAP: O indicador que traders profissionais utilizam

O-que-é-VWAP-e-como-usar

WAP significa em inglês Volume Weighted Average Price, ou seja, é o Preço Médio Ponderado Ponderado por Volume. Nada mais é que uma média dos preços negociados em um determinado período ponderada pelo volume negociado.

Qual a diferença entre média simples e média ponderada?

Média simples

A média simples funciona de forma mais adequada quando os valores são relativamente uniformes.

Por ser sensível aos dados, nem sempre fornece os resultados mais adequados. Isso porque todos os dados possuem a mesma importância (peso).

A fórmula de cálculo de uma média simples é: 

Onde,

Ms: média aritmética simples
x1, x2, x3,…,xn: valores dos dados
n: número de dados

Média ponderada

Já a média ponderada, é calculada multiplicando cada valor do conjunto de dados pelo seu peso.

Depois, encontra-se a soma desses valores que será dividida pela soma dos pesos.

A fórmula de cálculo de uma média ponderada é:

Onde,

Mp: Média aritmética ponderada
p1, p2,…, pn: pesos
x1, x2,…,xn: valores dos dados

É por isso que o VWAP se torna uma média tão importante de preço, pois leva em consideração o volume negociado em cada nível de preço e dá pesos diferentes de acordo com este volume. 

É uma média na qual todos os participantes do mercado estão observando a mesma informação, ao contrário de uma média qualquer que cada trader define os parâmetros.

Por que o VWAP é tão importante?

Grandes players institucionais e fundos usam o VWAP como referência para execução de grandes ordens afim de reduzir o impacto que estas ordens possam ocasionar no mercado. Portanto, players institucionais utilizam de algoritmos para executarem estas ordens tentando comprar abaixo do VWAP ou vender acima dele. 

benchmark para institucionais

Podemos dizer que esta é uma média móvel que faz sentido com o funcionamento real dos mercados e,  para se ter uma ideia da sua importância, o valor da VWAP do dia é, por exemplo, usado como um Benchmark para avaliação da eficiência de execução (compra ou venda) de grandes volumes de um ativo por parte de clientes institucionais.

Ou seja, se certo player está comprado com o preço médio de sua posição abaixo VWAP do dia está bem comprado, ou está bem vendido se seu preço médio está acima do VWAP.

Utilização do VWAP por traders

Os traders de varejo utilizam o VWAP mais como uma ferramenta de confirmação de tendências, semelhante a uma média móvel e também como termômetro para definir se entram em posições compradas ou vendidas.

Basicamente, traders utilizam o VWAP buscando comprar abaixo ou vender acima desta média, ou visam comprar/vender após o rompimento desta região.

O VWAP por ser uma média de preços ponderada por volume, serve como uma região de suporte e resistência, pois é uma faixa que devido a maior quantidade de negócios(interessados) oferece uma resistência ao avanço do preço natural. Podemos considerar o VWAP como sendo um suporte/resistência dinâmico.

Estratégias utilizando o VWAP

Particularmente, considero o VWAP como sendo uma região que costuma dar bons trades principalmente em dias de tendências forte. Existem diversas estratégias que costumo realizar nesta região, portanto, irei passar as que mais realizo no meu dia a dia:

Pullback no VWAP

A estratégia de pullback no VWAP consiste um se posicionar na região do VWAP após um movimento de afastamento do VWAP em alguma direção.

Fator importante para esta estratégia ter uma probabilidade maior é ter de forma bem clara o contexto do dia propício para executá-la.

  • Dia de tendência forte
  • Saldo acumulado de agressão significativo (Análise de Fluxo)
  • Sinal de reversão no VWAP

Obviamente que outros fatores influenciam na decisão do trader e caberá a ele definir como sendo uma boa oportunidade ou não. Agora olhe a foto abaixo para que fique mais claro.

Observe como o índice futuro neste dia se encontrava em tendência de baixa, com saldo acumulado de agressão em magenta vendedor, dando uma ótima oportunidade no pullback.

Pullback pós rompimento do VWAP​​

Já esta estratégia está entre uma das minhas favoritas e consiste em nos posicionarmos a favor do fluxo que rompeu a região do VWAP.

Para uma maior probabilidade neste tipo de estratégia, seguem algumas características:

  • Rompimento com alta agressividade
  • Rompimento com alto volume
  • Pullback com diminuição do volume

Assim como na estratégia anterior, existem outros fatores que o trader pode levar em consideração para tomar sua decisão. Agora observe a figura abaixo:

Observe que o rompimento da região do VWAP teve como característica um alto volume e um movimento agressivo de amplitude significativa. Após este evento, observou-se a diminuição de volume no pullback e a rejeição do preço no VWAP, dando uma oportunidade para que esta estratégia fosse executada.

A importância de definir um cenário

Uma das principais virtudes do trader é além de ter uma estratégia definida, é também ter a capacidade de definir de forma discricionária o melhor cenário para execução da estratégia.

De nada adianta o trader ter uma uma boa estratégia e não conseguir definir cenários condicionais que lhe proporcionem trades de boa qualidade e probabilidade. Portanto, uma dica é ter estes cenários pré-estabelecidos para que sua tomada de decisão seja objetiva e simples.

Escrito por Juliano F.
https://traderhub.com.br/o-que-e-vwap/

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin