O que é Tape Reading e como traders utilizam na prática

Tudo-sobre-Tape-Reading

O que é Tape Reading?

Tape Reading é uma técnica antiga na qual os operadores utilizavam para analisar dois componentes: Volume e Preço. Literalmente, tape reading significa leitura da fita.

Entre 1860 e 1870, os negócios realizados de compra e venda de ações eram transmitidos através de uma fita. Posteriormente, esta tecnologia foi substituída devido o surgimento dos computadores e redes de comunicação eletrônica.

Esta fita foi inventada por Edward A. Calahan, e Thomas Edison foi quem desenvolveu o primeiro ticker de ações, máquinas na qual eram distribuídas nas corretoras para disseminar informações de preço e volume.

Estas máquinas, chamadas de Ticker Tape Machine, chegavam a ter de 5 a 15 minutos de atraso.

Como traders utilizavam o Tape Reading?

A técnica consiste em ler a fita, certo?

Traders utilizavam a fita para ler os negócios que estavam ocorrendo procurando identificar oportunidades de negócios com base nas informações de preço, horário e volume.

Nos dias de hoje, temos muitas informações e conseguimos fazer esta leitura no momento exato que ocorre um negócio. A técnica mais recente e que tem como base o Tape Reading, é a Análise de Fluxo de Ordens.

Como traders utilizam o Tape Reading nos dias de hoje?

Com o avanço da tecnologia e também da modernização do mercado, hoje em dia temos acesso à diversas informações dentro das plataformas de negociação.

Podemos dividir em dois grupos de informações, o fluxo de liquidez e fluxo de agressão, que quando analisadas em conjunto nos levam à evolução do tape reading que é a análise de fluxo de ordens.

Basicamente traders que analisam o fluxo de ordens utilizam ao menos estas duas ferramentas:

Book de Ofertas

Através do Book de Ofertas vemos em tempo real a intenção de todos os players do mercado.

Conseguimos ver quantas ordens, tamanho das ordens, corretora em cada nível de preço.

O book de ofertas é utilizado pelos traders para identificar regiões de alta liquidez, que podem ser ou se tornar pontos de suporte e resistência.

Importante salientar que nos dias de hoje, com o aumento de algorítimos e ordens automatizadas, o Book de Ofertas é constantemente manipulado com o intuito de dar uma falsa impressão de demanda pela compra ou pela venda. 

O trader que analisa o Book de Ofertas, está em constante adaptação devido à diversas mudanças na microestrutura do mercado.

Histórico de Negócios

Através do Histórico de Negócios vemos em tempo real todos os negócios que estão sendo realizados.

Hoje em dia, o trader tem disponível diversos recursos nesta ferramenta que vão desde filtros para tamanho de ordens, colunas diversas, negócios agrupados, ordens diretas e não diretas, e etc.

O histórico de negócios podemos considerar como sendo a fita, e é nesta ferramenta que o trader identifica entradas de fluxos mais agressivos através do tamanho das ordens, velocidade dos negócios e tempo entre as ordens.

Assim como no book de ofertas, o avanço da tecnologia também teve seu impacto nesta ferramenta, pois players institucionais utilizam de algorítimos modernos para disfarçar a quantidade de lotes que querem realmente executar fazendo com que lotes grandes sejam fracionados em diversas ordens.

Outra mudança importante foi a velocidade com que os negócios ocorrem, muitas vezes impossibilitando o trader de fazer uma leitura adequada.

Diversas plataformas já utilizam recursos que manipulam estas ordens à fim de mostrar para o trader informações mais compiladas.

Como o trader toma a sua de decisão

O trader que utiliza o Tape Reading para realizar suas operações toma sua decisão baseada na interação entre os dois fluxos, o de liquidez e o de agressão.

Todas as ferramentas são conectadas em termos de informações, e saber fazer esta leitura demanda “tempo de tela”, ou seja, experiência.

Um dos principais enganos em relação ao Tape Reading é pensar que o trader que utiliza desta técnica só faz operações de Scalping(Operações de curto prazo que visam o spread do mercado em momentos laterais). Com a análise das informações do Book de Ofertas e do Histórico de Negócios, também podemos executar operações de day trade visando alvos maiores.

Analisando o Fluxo de Ordens o trader é capaz de identificar eventos relevantes que podem ser utilizados tanto para operações de scalping quanto para operações com risco x retorno mais adequado.

A falácia para traders inciantes

Esta técnica tem sido difundida através de mídias sociais e marketing na internet como se fosse algo que te desse a capacidade de prever futuros movimentos. O que quero que entenda desde já, é que não existe previsibilidade no mercado e nenhuma técnica irá te dar vantagem sobre os demais participantes.

O trader que utiliza análise técnica tem a mesma “chance” de sucesso e a mesma probabilidade de seu trade ir a favor do que o trader que utiliza o Tape Reading. Se um dia tentarem te vender Tape Reading como algo novo, você já sabe que não é, e se tentarem te vender como a solução para seus problemas no day trade, fique atento.

O refinamento na execução

O Tape Reading ou a Análise de Fluxo de Ordens dá ao trader um refinamento em sua execução. Faz com o que o trader desenvolva o perfil de um negociante e não de um simples trader que está apostando. 

Dá ao trader um feeling mais apurado, um timing melhor. Talvez isso confunda um pouco com se adiantar ou prever algum movimento. Ou seja, qualquer trader independente da técnica utilizada é capaz de executar seu trade antes de bons movimentos acontecerem. Isto tem relação com o tipo de risco que o trader assume.

Um é o risco da informação, outro é o risco do preço. Em um você arrisca a informação para executar a sua ordem em um preço melhor, no outro você arrisca o preço em troca de mais informações. Bom, este assunto vou deixar para um post específico.

Considerações finais

Aprender Tape Reading é sim de grande valia para qualquer day trader, principalmente para o desenvolvimento de habilidades e técnica apurada de leitura e execução.

Com esta técnica, o trader consegue identificar ótimas oportunidades tanto no curso prazo quanto para trades mais longos. 

fluxo de ordens é algo que muda constantemente, em segundos a história já é outra, portanto, reitero a minha afirmação passada que nenhuma técnica te dará vantagem sobre os demais participantes do mercado. 

Leve isso no sangue que corre nas suas veias, que deixarás de carregar o peso da perda a cada trade estopado. 

Escrito por Juliano F.
https://traderhub.com.br/tape-reading-tudo-sobre-e-a-falacia-certa-para-traders-inciantes/

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin