Simulador de Day Trade

Simlador-de-day-trade

O que é um simulador de day trade

Significado de simulador: Aparelho capaz de reproduzir o comportamento de outro aparelho cujo funcionamento se deseja estudar, ou de um corpo cuja evolução se quer seguir.

Conheço muito bem esta ferramenta e o real propósito a que se destina, pois esta foi uma ferramenta que me acompanhou ao longo de muitos anos enquanto estive na aviação. 

O simulador na aviação tinha o propósito de ensinar, treinar, avaliar e evoluir. No day trade é exatamente a mesma coisa. Mas afinal, você sabe como utilizar o simulador de day trade disponível dentro das plataformas operacionais para realmente elevar seus resultados financeiros?

“Treine muito no simulador antes de ir para a conta real…”

Quem já nunca ouviu essa frase de algum trader mais experiente, certo?

E isso não deixa de ser verdadeiro, principalmente para traders que estão bem no seu início de carreira. O trader precisa saber como utilizar a plataforma de forma adequada. Depois precisa criar habilidades motoras para envio de ordens e manuseio das ferramentas. E após isto precisa “treinar” seu cérebro para ler e interpretar diversas ferramentas ao mesmo tempo.

Lembro muito bem como era difícil absorver todas as informações disponíveis dentro da cabine de uma avião. No mercado é a mesma coisa. As informações e ferramentas precisam ser incorporadas ao poucos. No início ainda não temos a capacidade de bater o olho nas diversas informações disponíveis e conseguirmos tirar uma conclusão clara e objetiva.

Conforme vamos adquirindo experiência, ao invés de tentarmos cuidar todas as informações disponíveis através das ferramentas, começamos a filtrar em que momento cada ferramenta merece mais atenção ou menos. Que tipo de informação deve ser filtrada como relevante ou não.

Imagine você pousando um avião e cuidando ao mesmo tempo se a temperatura do ar condicionado está boa. Este não é o momento para cuidar disso, pois você deve prestar atenção em outras informações muito mais importantes e relevantes para aquele exato momento.

Então o primeiro treino para quem inicia no day trade é esse. Se habituar ao ambiente do mercado que é ainda novo naquele momento.

Estratégias em ambiente simulado

Você sabia que, em cada trade, existe a mesma probabilidade do mercado andar x pontos contra ou à favor da nossa posição? 

O simulador é muito útil para mostrar e provar ao trader esta tese. Quantas vezes saímos antes do trade? Não deixamos o mercado chegar até nosso alvo pré-determinado. Isto se explica pois nós como seres humanos, queremos e agimos de forma instintiva a fim de preservar o que já temos. E para preservarmos o capital que já temos naquele trade, agimos muitas vezes por impulso e zeramos nossa posição.

Quando vamos testar uma estratégia em ambiente simulado, temos disponível a extraordinária chance de provarmos que se mantivermos calma, agirmos de forma racional, as coisas dão certo. Portanto, mais que provar se tal estratégia dá certo ou não, o simulador pode ser uma ferramenta excelente para condicionar o nosso cérebro a crenças que ainda não existem em nossa cabeça.

O ambiente do mercado é algo totalmente diferente do que sempre estivemos acostumados desde quando éramos criança. Conhecer este ambiente é algo imprescindível para o trader, porém, precisamos de provas concretas para acreditarmos se o que estamos fazendo funciona ou não. O simulador é a ferramenta que pode te provar que mudando certas atitudes, os resultados podem ser fantásticos.

Percebeu que estamos usando o simulador como forma de condicionamento e adaptação? 

Seja fiel 

De nada adianta operar em ambiente simulado e fazer coisas mirabolantes em termos de gerenciamento de risco, tamanho de posição e estratégias. Assim você continuará sem as provas necessárias que precisa para operar em modo real de forma fiel ao que se propôs.

Uma dica legal é: Pegue uma folha de papel e escreva seus passos e ações a serem tomadas. Deixe esta folha na sua mesa e siga fielmente o seu plano.

Ninguém te dará a resposta aos seus questionamentos se não fizer a “pergunta” da forma correta. Então seja fiel mesmo sem valer 1 real! Lembre-se que seu propósito ali é outro.

Simulador e o fator psicológico

Concordo que o desenvolvimento de certas habilidades psicológicas e controla emocional só vem operando na conta real. Isso é fato e não tem como negar! Sabe por quê?

Porque no simulador não experimentamos a montanha-russa de emoções que é perder e ganhar dinheiro. Mesmo que levemos o simulador da forma mais séria possível, estes sentimentos só vem quando experimentamos isso realmente.

Nossas atitudes em situações de perigo real são totalmente diferentes do que em situações na qual sabemos que este perigo é inexistente. Portanto, o desenvolvimento psicológico e autoconhecimento só se dá em ambiente não simulado.

Quantas vezes presenciamos traders que operaram muito tempo no simulador e que ao iniciar suas operações de verdade, terminam perdendo tudo em questão de dias. Infelizmente esse processo não tem como ser ultrapassado e muito menos devemos fugir dele.

O trader precisa encarar o fracasso e a perda como algo natural na sua carreira, e tentar sempre crescer após estes eventos ao invés de procurar culpados ou voltar para o ambiente simulado. Muitas vezes o trader retorna para o simulador pensando que o está fazendo está errado, mas não se dá conta que o maior problema de ter fracassado naquele momento se deu devido à fatores psicológicos e emocionais. E não será no simulador que irá desenvolvê-los.

Replay de Mercado

Com a evolução das plataformas de negociação e da tecnologia, hoje temos disponível uma ferramenta muito legal que é o Replay de Mercado. Com esta ferramenta conseguimos reproduzir qualquer dia de negociação mesmo com o mercado já fechado. Isso é muito legal mesmo!

Até hoje utilizo esta ferramenta, seja para testar novas estratégias ou para provar que o que estou fazendo funciona mesmo. É isso mesmo! A luta para manter em cinzas crenças antigas acredito ser eterna.

Então reserve um tempo do seu dia para rodar um replay de mercado. Se não está com tanta paciência aumente a velocidade e usufrua desta ferramenta que é essencial principalmente para traders que não querem simular quando o mercado está aberto. Afinal, quando o mercado está aberto queremos operar!

Escrito por Juliano F.
https://traderhub.com.br/simulador-de-day-trade-como-ele-pode-te-dar-dinheiro/

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin