Price Action: Além dos padrões

Curso-de-trade

O que significa Price Action?

Quando falamos em price action, estamos nos referindo de forma literal a “ação do preço”. Com base nisso, definimos price action como sendo toda a movimentação do preço que é a consequência dos negócios que os participantes estão realizando naquele exato momento. 

O Price Action de certa forma, ignora os fundamentos que influencia na movimentação dos preços e foca principalmente no histórico do preço e o que ele diz através de um período de tempo.

Podemos considerar Price Action como uma forma de Análise Técnica, porém, a principal diferença é que o foco principal é a relação entre o preço atual e preço passado ou recente, e não a relação com indicadores que são derivados deste histórico de preços.

Price Action é muito mais do que a análise técnica pura

Muitos traders utilizam padrões gráficos, candlesticks e indicadores para decifrar esta movimentação e identificar possíveis movimentos futuros, porém, a ação do preço e como ele se movimenta em si é muito mais relevante para quem utiliza esta técnica.

Diversos padrões de candlesticks, por exemplo, são formados devido a um certo comportamento dos participantes do mercado em algumas regiões de preço, e é nessa hora que entra o verdadeiro price action e a arte do trader em analisar isso de forma eficiente.

Traders que utilizam esta técnica costumam manter sua análise o mais simples possível, tentando sempre manter seu processo decisório e analítico o mais objetivo possível. Isso considero como sendo uma das vantagens de se usar o Price Action, ao invés de poluir e nublar os gráficos com diversos indicadores técnicos.

Price Action Tradicional

Geralmente traders que utilizam esta técnica identificam oportunidades através de padrões de ação de preço, na qual oferecem pistas sobre a direção do mercado. Basicamente, utilizam em conjunto alguns conceitos para definirem boas oportunidades. Exemplo:

Vamos ver um exemplo? Olhe o gráfico abaixo. 

WINM19 Reversão em Resistência

Podemos perceber que temos uma resistência bem definida nesta máxima, na qual foi testada três vezes antes da quarta vez, onde que pudemos observar os seguintes acontecimentos que geraram uma boa oportunidade.

  • Ponto de Resistência forte.
  • Falso Rompimento e Reversão.
  • Padrão de candlestick = Engolfo de baixa.

Então o que fizemos foi utilizar a análise passada do preço e comparar com o comportamento recente ou atual do preço, para identificarmos uma oportunidade de trade.

O que existe além dos padrões?

Vamos ao que interessa!

Se você observar atentamente a ação do preço verá que algumas variáveis nos dão indícios muito mais relevantes do que padrões gráficos, candlesticks ou indicadores.

Quais são estas variáveis?

  • Velocidade.
  • Amplitude do movimento.
  • Agressividade.

Como traders operam utilizando Price Action?

A maior parte dos traders especialistas em Price Action não utilizam indicadores. Operam apenas com um gráfico de candlesticks e volume.

Essa forma de operar é chamada de naked trading, ou seja, é operar com o gráfico limpo, puro. Com base na verdade que o mercado é um ambiente imprevisível, faz total sentido o trader utilizar formas mais objetivas e diretas de se operar tornando sempre a sua tomada de decisão mais simples e efetiva.

Vantagens e desvantagens do Price Action

Vantagens

  • Entradas mais precisas que oferecem um risco retorno melhor.
  • Baixa incursão negativa do trade.
  • Funciona em qualquer tipo de mercado.
  • Identificação de contexto propício para realizar certos tipos de estratégias.
  • Não precisa de diversos recursos em sua plataforma.

Desvantagens

  • Necessita experiência e agilidade operacional.
  • Precisa de um mindset bem adequado para o mercado, entendendo sua total imprevisibilidade e a necessidade em se executar seu trade sem hesitar.
  • Para quem utiliza indicadores, a transição pode ser difícil até conseguir retirar indicadores da tela.

Considerações finais

É nítido que utilizar o Price Action tem muitas mais vantagens do que desvantagens, e que só pelo fato de proporcionar entradas mais precisas com baixa incursão negativa, já se torna um estilo operacional adequado.

Mesmo traders que utilizam de outras técnicas, tais como tape readinganálise de fluxo de ordens, dentre outras, utilizam da ação do preço para extrair informações “ocultas” relevantes que terminam aumentando seu feeling durante seu dia de negócios.

Considero que a junção desta técnica com a Análise de Fluxo de Ordens, mantem o trader com um operacional bem sólido e objetivo.

Escrito por Juliano F.
https://traderhub.com.br/o-que-e-price-action/

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin