CDB

O certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa muito seguro, indicado a todos os tipos de investidores. É um título de investimento emitido pelos Bancos para captação de recursos para financiar suas operações, em troca desse empréstimo o Banco te devolve o recurso corrigido com juros.

O CDB pode ser Prefixado ou Pós-fixado

Prefixado

Você saberá quanto vai receber no vencimento deste investimento. Exemplo: O CDB possui uma taxa prefixada de 10% a.a., significa que receberá 10% ao ano ao investir determinado valor, independente de qualquer alteração ou acontecimento econômico. É uma taxa pré-acordada, no momento da compra do título.

Pós-fixado

No pós-fixado, você conhecerá antes qual será o percentual de rentabilidade e o indexador.  O valor do investimento que você receberá no vencimento, é de acordo com o indexador. Exemplo: O CDB possui uma taxa de 90% do CDI. Neste caso o título renderá de 90% de acordo com a taxa do CDI no momento. Normalmente é utilizado o valor do CDI, como indexador para o CDB.

Vantagens CDB

taxa-zero

Taxa Zero;

segurança

Tão seguro quanto à poupança;

lci-graph

Geralmente rendimento superior à poupança;

renda-fixa

Possibilidade de investir com liquidez diária;

discount

Pode ter rentabilidade Pós-fixada ou Prefixada;

rozette

Aplicação é garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em até R$250 mil;

iconfinder_check_380926

Investimentos a partir de R$1.000,00.*

*Consultar disponibilidade.

Lembrando que este investimento possui incidência de imposto de renda, retido diretamente na fonte. O recolhimento do Imposto de renda para o CDB é feito de forma regressiva. Quanto mais você permanece no investimento menor será a tributação.

Período Aplicado
Tributação
Aplicações de 0 a 6 meses
Imposto de 22,5% sobre a rentabilidade
Aplicações de 6 a 12 meses
Imposto de 20% sobre a rentabilidade
Aplicações de 12 a 24 meses
Imposto de 17,50% sobre a rentabilidade
Aplicações superiores a 24 meses
Imposto de 15% sobre a rentabilidade