Como melhorar meus investimentos utilizando um robô investidor?

robo-investidor

As novas tecnologias têm tomado conta também do mundo dos investimentos. Nos últimos anos temos visto o advento, por exemplo, da inteligência artificial aplicada às finanças, que já permite que algumas ações sejam automatizadas. Na busca por aumentar as suas ofertas, as corretoras têm apostado no chamado robô investidor.

O avanço dessa novidade veio para ofertar novas alternativas de investimentos que antes incluíam ações por conta própria, advindas de gerentes ou da contratação de especialistas financeiros (consultores, gestores ou assessores). Neste artigo, então, você conhecerá os principais detalhes a respeito dos robôs investidores. Boa leitura!

Afinal, o que é um robô investidor?

O robô é um dispositivo automático que trabalha interligado por meio de sensores, atuadores de ambiente, a fim de realizar determinadas tarefas que seriam de controle humano. Inclusive, existem máquinas sendo operadas por pessoas, mas elas também podem atingir um nível de aprendizado automático que permite serem praticamente autônomas.

Sabe aqueles filmes de ficção científica, em que as máquinas agem tal como humanos? Assim funciona um robô investidor. Ele desempenha o papel que você faria como investidor, aplicando o seu dinheiro em ativos. Inclusive, um de seus diferenciais é a sua autonomia para decidir onde investir.

Para garantir que tudo esteja alinhado ao seu perfil, o robô “fará” algumas perguntas com o objetivo de entender quais são as características dos seus investimentos. Grande parte deles trabalha atrelado a uma corretora, portanto, ele oferecerá produtos que estão na prateleira dessa instituição financeira.

Quais as principais vantagens dessa ferramenta?

Há diversas razões pelas quais uma pessoa decide adotar um robô investidor, entre elas temos os aspectos apresentados a seguir, que se destacam. Veja!

Comodidade

Imagine que você tenha um emprego ou outra atividade principal, provavelmente, o seu tempo dedicado a investir na bolsa seria escasso, certo? A ideia do robô é oferecer mais comodidade para quem deseja investir, mas não tem tempo para verificar as oscilações, comprar e vender ações nos momentos exatos.

Ao contrário de grande parte das instituições, os robôs estarão preparados para você quando precisar. Com uma boa conexão à internet, você obtém a ajuda necessária quando desejar e de onde estiver.

Melhores escolhas

Um dos grandes benefícios de adotar um robô investidor é que ele testa bilhões de combinações diferentes por meio de algoritmos. A ideia é verificar quais as melhores estratégias. A partir disso, ele selecionará aquelas que têm uma maior probabilidade de gerar bons resultados para os seus investimentos.

No entanto, vale lembrar que isso não é garantia de lucros milionários, ao contrário do que muitos pensam. Claro que as chances aumentam, mas não existe garantia de uma rentabilidade acima da média. O objetivo principal é trabalhar com combinações que podem favorecê-lo. A partir disso, conclui-se que é vantajoso adotar tal tipo de serviço.

Operações em todos os tipos de mercado

Diversas corretoras já têm seus próprios robôs investidores atrelados aos serviços oferecidos por elas. Hoje, existem máquinas que já operam em todos os tipos de mercado da Bolsa de Valores.

Não importa se elas forem focadas em contratos futuros, minicontratos, fundos imobiliários ou outros, as opções atendem a todos os perfis, do mais conservador ao mais arrojado, daquele que tem um montante modesto àquele com milhares em conta.

Entretanto, é preciso ter atenção e adequar ao montante que você pretende investir, pois nem todos os mercados poderão oferecer os produtos para o seu perfil. O robô trabalhará por meio das perguntas que já citamos para antes de começar as suas operações.

Investimento baixo inicial

Quando falamos sobre investimentos com assessores atendendo-o geralmente é necessário ter determinado montante reservado, o que costuma ser um valor mais alto. No caso dos robôs investidores, alguns têm requisitos mínimos de entrada, o que costuma refletir no valor a ser investido, que é bem abaixo do que os corretores profissionais costumam exigir.

Algumas corretoras têm requisitos que contemplam um valor mínimo, o que também é um incentivo para a aquisição do hábito de economizar dinheiro para investidor. Com o tempo, você consegue criar uma conta maior e, consequentemente, estabelecer investimentos mais vantajosos.

Por que o robô investidor da CM Capital é a escolha certa para o meu perfil?

Diante de tantos benefícios, você deve estar pensando, mas existe um robô investidor capaz de se encaixar em vários perfis de investidores? A resposta está no Smarttbot da CM Capital, que permite colocar os investimentos no piloto automático.

Por meio do Smarttbot é possível fazer os investimentos sequenciais — mas o que isso significa? Simples. As suas operações são todas automatizadas, sendo que há um conjunto de estratégias prontas e que ainda podem ser personalizadas. Isso facilita o cotidiano do investidor que já faz uso de setups, mas não quer ou não pode fazer o acompanhamento da movimentação do mercado diariamente.

Outro ponto a ser destacado é o fato dessa ferramenta ser uma aliada na execução da estratégia de mercado que foi planejada, o que elimina o fator ligado ao risco emocional. Isso é especialmente importante para aquelas pessoas que estão começando a investir agora e também para aquelas que não querem ver uma oscilação em seus dividendos com frequência.

O Smarttbot ainda conta com funcionalidades, como a possibilidade de acompanhar métricas de retorno e risco das operações executadas. Sem contar que ele oferece a oportunidade de investir de forma segura e com maior precisão nesses processos, devido à infraestrutura para executar as estratégias previamente configuradas.

Atualmente, a CM Capital oferece três planos para o Smarttbot, que são:

  • Lite: ideal para quem está começando a automatização de operações, mas procura segurança e precisão. Nesse plano são dois robôs executando o trabalho e operações em tempo real;
  • Pro: além das funções no Lite, a versão Pro conta com mais três robôs em operação, sem contar os gráficos em tempo real e a simulação em operações estratégicas em períodos anteriores;
  • Expert: tal solução é para aqueles que buscam a alta performance. Indicadores técnicos, ferramentas e métricas são utilizados para obter o máximo de informação sobre as operações, a fim de que sejam simuladas situações, utilizando para isso 15 robôs.

Além de oferecer uma análise estratégica, o robô investidor permite que você coloque seu dinheiro em pacotes de ativos atrativos, sem que para isso você tenha que operar manualmente, o que pode despender uma boa parte do seu dia. Independentemente do seu objetivo de investimento, seja para alcançar independência financeira ou realizar um sonho de compra de um bem, o robô, com certeza, é a solução.

Ficou interessado nessa ferramenta? Então acesse o nosso site e conheça mais sobre o Smarttbot CM Capital!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin