A Teoria 80/20

coach-trader-cissa

Você já ouviu falar da teoria “80/20”? Essa teoria foi criada pelo Italiano Vilfredo Pareto que estudou o padrão de comportamento humano, baseado em uma lei em que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Para exemplificar melhor, Pareto afirma que 80 % da riqueza mundial estão nas mãos de 20% das pessoas, 80% da poluição é causada por 20% dos países ou que 80% da receita de uma empresa provêm de 20% dos clientes. As percentagens podem variar entre 85/15 ou 75/25, dependo das situações analisadas, mas a verdade é que dificilmente fogem a essa proporção.

Na mente humana

Essa relação entre o padrão do economista e o funcionamento da mente humana, é que o cérebro consome a maior parte da energia total que é gerada no corpo. Para ser mais precisa, o cérebro consome em torno de 20% da energia do corpo, para manter as células cerebrais saudáveis e alimentar impulsos nervosos, ou seja, entrega 80% do trabalho recrutado, com 20% de esforço. Diante dessas informações, podemos afirmar que o seu sistema está acostumado com esse comportamento analisado por Pareto, pois reconhece esse padrão para as suas atividades. Nesse momento, traga para seu consciente que você pode atingir 80% dos seus objetivos com 20% de esforço ou em 20% do tempo disponibilizado para o trabalho.

Atinja suas metas

É possível capturar, com certa facilidade, em média de 20% do movimento diário de um mercado, algo que sua mente reconhece e se sente confortável em realizar. Você é capaz de atingir suas metas diárias reduzindo em até 80% a sua exposição financeira, operando em 20% do tempo, ou seja, você diminui a exposição do seu capital no mercado. De acordo com seu nível de mindset (conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente nos nossos comportamentos e pensamentos) você pode ajustar essa quebra de padrão para outros níveis, pois esse parâmetro de porcentagem seu sistema reconhece, se identifica e sente certa facilidade para realizar, você apenas precisar trazer para o seu consciente.

Portanto, é hora de aplicar! Pense o quanto o ativo se movimenta, quanto desse movimento você consegue capturar, quanto tempo do seu dia você disponibiliza para suas operações, o quanto suas crenças permitem que você opere em relação ao tamanho lote, alinhe essas respostas ao estudo de Pareto, ajuste a sua programação mental e atinja seus resultados!

Enfim, se você gostou, se inscreva no nosso canal do YouTube e faremos uma série de aulas a fim de alavancar seu Mindset e sua inteligência emocional para aplicar no mercado financeiro.

Escrito por Cissa Grilli, Coach do Trader, exclusivo para CM Capital e.PLUS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin