8 dicas para alavancar sua estratégia de day trade

8dicasparaalavancarsuaestrategiadedaytrade

Em segundos tudo pode mudar. A afirmação é uma constante na vida daquelas pessoas que lidam com estratégias de day trade, um tipo de opção de investimento complexo, mas que promete rendimentos rápidos para quem sabe operar corretamente.

Existem diferentes regras para o day trade que precisam ser levadas em consideração, independentemente se você está negociando ações, opções ou mesmo criptomoedas, isso só para citar algumas delas.

O não seguimento de regras pode trazer um custo considerável para o seu bolso. Portanto, o aconselhamos a continuar a leitura para conhecer nossas dicas que ajudarão a alavancar as suas estratégias de day trade. Confira!

1. Entenda o mercado para aperfeiçoar as suas estratégias de day trade

O day trade exige um conhecimento amplo, logo, se você já conhece bem a bolsa de valores e investe em ativos poderá ter mais propriedade na hora de seguir por esse caminho. Portanto, a primeira dica para alavancar a sua estratégia é entender com profundidade sobre o mercado.

O trader deve ser capaz de analisar gráficos sobre cotação, volume de transações, padrões e outros, a fim de identificar tendências de comportamento futuro. Tal análise oferecerá insumos para que você estude as possibilidades de alta e baixa do mercado, avaliando-as por meio de uma visão sistêmica.

Vale lembrar que é interessante pesquisar mais sobre as empresas das quais se pretende comprar ações, visto que a análise técnica considera apenas os dados de pregão, como o preço. Por isso, é interessante recorrer à análise de fundamentos das empresas, o que lhe dará mais segurança no momento de compra da ação.

2. Reavalie o dia anterior

Você precisa estabelecer um termômetro dos dias anteriores para saber como o mercado está no dia da operação. Por isso, é importante fazer uma revisão do dia anterior, revendo pontos de entrada, saída, mas também avaliando a racionalidade das operações.

Para garantir a eficácia do processo é interessante se questionar sobre alguns pontos importantes, como:

  • se as decisões seriam diferentes das quais aquelas que você teria tomado;
  • se os trades realizados estavam em concordância com a estratégia previamente estabelecida;
  • como a bolsa asiática operou no dia anterior, visto que o país tem um grande peso em commodities, sendo que o continente tem forte influência sobre tal aspecto;
  • como se comportou o saldo e o aluguel de papéis alocados e nos quais é pretendida a alocação, a fim de estabelecer uma estratégia eficaz.

3. Tenha uma rotina

Traders profissionais costumam ter estratégias próprias com um objetivo de manter uma rotina operacional. Aliás, tal fator tem grande relevância no contexto de operações diárias, pois, como destacado no início do artigo, as mudanças podem acontecer em questão de segundos. Essa dica está diretamente ligada à última sobre a reavaliação do dia anterior.

O day trade é uma prática de investimento que exige não só paciência, mas também bastante disciplina. Isso inclui acompanhar gráficos de índices internacionais, ler diariamente notícias que tenham relevância sobre as empresas em que se pretende investir, mas também apurar diariamente os resultados, mantendo para isso um relatório sobre as operações, que serviam de base para entender as suas estratégias.

4. Trabalhe algumas questões mentais

Os traders sabem que realizar operações diárias é um misto de emoções e que muitas vezes elas estão atreladas a perdas. Com isso, sentimentos como raiva, tristeza, desvalor e até mesmo a ideia de que aquilo não é para ele vêm à tona, muitas vezes atrelado à desistência. As perdas podem se estender por semanas, bem como os ganhos de uma semana serem perdidos em um único dia.

Portanto, é importante estudar muito bem o mercado para evitar que isso aconteça. Mas só isso não é bastante, a inteligência emocional é imprescindível nesses casos. Existem diferentes técnicas para aliviar as pressões do dia a dia e continuar firme nessa empreitada que é a estratégia de day trade.

As pessoas motivadas, além de mais fortes, são mais resilientes. Portanto, busque conhecimento, mas também se permita errar, lembre-se de que nenhum profissional de sucesso começa lá de cima. Outro ponto é parar de se comparar, ainda mais com profissionais mais experientes. Apenas com treino e sendo perseverante será possível ter um controle de si próprio e disciplina para continuar.

5. Simule as negociações

O mercado de ações oferece instrumentos para que os operadores da bolsa possam fazer simulações das negociações. Essa é uma tarefa que faz parte do cotidiano do day trader. Afinal, é preciso entender o comportamento que um ativo terá ao longo de um dia.

Como se trata de investimentos de curto prazo, questão de minutos ou horas, a simulação serve mais para você ter uma ideia de como se sentirá durante a imprevisibilidade das movimentações, auxiliando assim na tomada de decisões mais conscientes. A plataforma gráfica, por exemplo, serve para auxiliar no estabelecimento de uma estratégia, usando para isso a oscilação de preços na análise de perdas e ganhos.

6. Diversifique a carteira de investimentos

A diversificação da carteira de investimentos é uma metodologia que visa diluir os riscos e maximizar os ganhos. Para isso, o investidor aloca os recursos em diferentes aplicações financeiras. Isso é crucial para o day trader justamente para que um desempenho negativo não resulte em perdas significativas ou mesmo definitivas para ele.

Para que a sua performance diária tenha um menor risco, a diversificação ajuda a lidar com a imprevisibilidade de mercado, mas também a proteger o seu patrimônio de perdas significativas. Não se esqueça de avaliar a rentabilidade em prefixadas, pós-fixadas e híbridas.

7. Tenha em mente os três M’s do day trade

Existe um tripé que norteia as estratégias de day trade e é muito importante mantê-los em mente para poder conseguir obter sucesso. O primeiro deles é a mente, a sua cabeça precisa estar livre. Ou seja, você deve se concentrar no que está fazendo, pois qualquer movimento em falso na operação diária pode levar a grandes perdas.

Falando nisso, o segundo M refere-se ao manejo, pois é necessário saber manejar bem o risco. Por exemplo, se você bateu a meta determinada para o dia, vai continuar operando por qual motivo? Lembre-se de que você pode perder tudo o que foi ganho.

O terceiro M é sobre método. Você deve olhar os gráficos de preço, afinal, se eles estão subindo está na hora de comprar. Por sua vez, se os índices estão caindo é hora de vender as ações.

8. Defina bem seu perfil de investidor

Apesar de estar no final, essa dica vale antes mesmo que você comece a operar na bolsa. Portanto, reflita: qual o meu perfil de investidor? Se questione sobre as suas ações diárias, observe o que você deseja alcançar, saiba exatamente qual o risco você quer correr enquanto investidor.

O day trader tem um perfil de investidor de alto risco, mesmo para aqueles que já têm experiência de mercado. Logo, se você está disposto a isso, o ideal é seguir em frente, com disciplina e bastante estudo, afinal, o conhecimento e a persistência são o que o separam do sucesso nessa empreitada.

A aplicação das estratégias de day trade como mostramos exige tanto um alto nível de amadurecimento quanto dedicação à busca do conhecimento, assim as chances de ganhar são mais altas. Por isso, procure sempre se manter atualizado sobre o assunto.

Para continuar acompanhando as novidades sobre o mercado financeiro, curta a nossa página no Facebook!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin