Você sabe o que é o RLP (Retail Liquidity Provider)?

Banner_blog_RLP

Você sabe o que significa Retail Liquidity Provider ou RLP? Se você ainda não sabe, não se preocupe, a CM Capital e.PLUS irá desvendar tudo para você.

Antes de começarmos, gostaríamos de salientar que a partir de agora você fará parte da história!

A maior revolução do mercado financeiro brasileiro na década. Uma revolução que trará grandes benefícios aos investidores pessoa física.

E de forma pioneira, vamos te explicar o motivo!

Introdução à RLP

Embora, ainda, não muito conhecido no Brasil, a RLP já é o meio de negociação mais utilizado nas principais bolsas de valores do mundo.

Com a tarefa de promover a melhor condição de preços para investidores individuais de varejo, o programa da B3 oferece e garante maior transparência, liquidez e concorrência nas operações do mercado financeiro.

Não à toa, é utilizado por uma das mais importantes bolsas de valores do mundo, New York Stock Exchange (Bolsa de Valores de Nova York – NYSE), sendo mais de 90% dos seus negócios fechados via RLP (Retail Liquidity Provider).

Conforme matéria de Steven Russolillo, publicada no Wall Street Journal em 02 de Agosto de 2012, segundo a NYSE, os investidores do mercado varejo colherão muitos benefícios e vantagens com a RLP.

Retail Liquidity Provider

A oferta RLP possibilita que a própria corretora, banco de investimento ou banco múltiplo seja contraparte das ordens de compra e venda de títulos e valores mobiliários de seus clientes de varejo (inicialmente para os ativos de WIN e WDO), trazendo maior liquidez aos clientes para realizarem suas negociações nos mercados operados pela B3.

Sendo desenvolvida junto ao mercado em um processo de consulta pública, a RLP tem o objetivo de aperfeiçoar a regulamentação do mercado de capitais brasileiro para incentivar o crescimento de investidores pessoa física. Segundo ofício da Bolsa, Brasil e Balcão (B3) disponibilizado em abril deste ano, agora será possível este tipo de oferta oficialmente na bolsa de valores brasileira em negociações de WIN (mini índice) e WDO (mini dólar), a princípio. Fato que deve ser comemorado pelo mercado financeiro de nosso país.

Vantagens

Dentre uma série de vantagens, podemos começar destacando duas:

1) Maior liquidez para o mercado e melhor funcionamento do processo de formação de preços.

2) Garantia ao investidor de varejo que o preço de execução de sua ordem será sempre igual ou MELHOR ao preço disponível no primeiro nível do livro de ofertas.

– Ou seja, ao enviar uma ordem a mercado (seja de compra ou venda) em mini contratos de dólar (WDO) e índice (WIN), as ordens poderão ser executadas em um preço ainda melhor do que o primeiro nível do book de ofertas?

– Perfeito! É exatamente isso, caro leitor! E vamos te explicar como isso ocorre.

Como funciona a RLP (Retail Liquidity Provider)?

Antes de qualquer coisa, para o investidor participar do processo de oferta através da Retail Liquidity Provider (RLP), é necessário que realize a adesão da RLP e autorize a corretora a fazê-lo.

Ao enviar a oferta RLP na CM Capital e.PLUS, diretamente irá para o Close-Out Risk Evaluation (CORE) da B3 que identifica que é uma ordem Retail Liquidity Provider e a devolve a corretora, que por sua vez, atua como contraparte com execução em 1 ticker acima da primeira oferta na fila do livro de ofertas no momento do negócio.

Através da RLP, a ordem a mercado será executada sempre IGUAL ou MELHOR ao preço negociado naquele momento no primeiro nível do livro de ofertas, algo muito positivo para o resultado financeiro das operações do cliente de varejo.

Sejam bem-vindos e desfrutem do que o mercado pode te proporcionar de melhor!

Quer saber ainda mais sobre como funciona o RLP e todas suas vantagens?

Continue nos acompanhando em nosso Blog e em nossas redes sociais, que traremos muito mais conteúdo exclusivo sobre o tema para vocês.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin