Desmistificando os modelos de DMA! ‘DMA Puro’ existe?

Arte_dma

O DMA (Direct Market Access), em tradução livre – Acesso Direto ao Mercado é o meio que permite que um cliente final (investidor) possa se conectar diretamente ao ambiente de negociação eletrônica da B3 e realizar os seus investimentos.

Os serviços de DMA garantem além de redução de custos, agilidade e transparência no mercado.

Toda corretora, para realizar a intermediação das ordens com a B3, necessita de um OMS (Sistema de Roteamento de Ordens) que podem ser no modelo de DMA1, DMA2, DMA3 ou DMA4.

A CM Capital e.PLUS, visando fornecer o melhor ambiente para a pessoa física, com baixa latência e maior transparência, possui sua estrutura no modelo de negociação de DMA2. Com isso, os servidores, links, conexão com a B3 e demais equipamentos responsáveis pela execução das ordens (OMS) são de responsabilidade do provedor. Na CM Capital e.PLUS, temos como provedores principais de OMS para o varejo a SolutionTech e a Nelogica.

Modelos de DMA

DMA1 (Tradicional): Foi o modelo mais tradicional e utilizado no mercado nos últimos anos. Neste modelo o roteamento das ordens ocorre pela infraestrutura física da corretora.

DMA2 (Via provedor): Os clientes finais utilizam sistemas proprietários ou de terceiros e as ofertas são roteadas por algum provedor autorizado pela B3. Atualmente, é o ambiente mais utilizado para a negociação de pessoa física.

DMA3 (Conexão Direta): Pouco utilizado, este é o modelo de negociação que permite que o cliente final possa acessar o mercado diretamente, sem a necessidade de passar por uma infraestrutura tecnológica de corretora (DMA1) ou de algum provedor autorizado (DMA2).

DMA4 (Colocation): Este é o modelo que proporciona a menor latência. Corretoras ou clientes finais podem contratar um espaço físico no data center da B3 e instalar suas soluções (em geral algotradings). Este modelo permite que as soluções possam se conectar diretamente ao ambiente de negociação da B3 com a mínima latência, pois a solução fica instalada em ambiente físico junto a solução de negociação da própria B3.

Conceito exposto, quais as verdades que você investidor precisa saber para tomar a decisão de escolher por qual corretora realizar seus investimentos?

DMA Puro existe?

NÃO! Algumas corretoras exploram o conceito de “DMA PURO” sendo um benefício devido ao OMS ser do mesmo provedor da plataforma de negociação. Porém, não existe nenhum fator técnico que comprove esse benefício, e abaixo, iremos pontuar os fatores que de fato são relevantes.

Fatores que interferem na velocidade das ordens de negociação

Links de Internet do cliente, da corretora ou provedor e RCB: RCB é o link pelo qual trafegam as ordens do OMS — DMA1 ou DMA2 — para a B3.

Características e configurações dos equipamentos (servidores, switches, roteadores, entre outros): Quanto mais poderosos e menos congestionados estiverem estes equipamentos, mais rápidas serão as ordens.

Distância do OMS para a B3: A latência de um OMS fisicamente mais próximo da B3 é menor e as ordens serão mais rápidas. Para isso, temos a opção de Proximity e dentro da própria B3, Colocation.

Número de usuários conectados simultaneamente e número de ordens: Quanto maior for o número de usuários (clientes) conectados ao OMS via HB e plataformas, maior será a necessidade por largura de banda dos links e por equipamentos mais poderosos. Do contrário, o resultado óbvio será perda de desempenho.

Complexidade das validações/risco pré-trading: Quanto maior e mais complexa for a validação, maior será o esforço do OMS para a tomada de decisão acerca de liberar ou não as ordens.

É preciso avaliar todos os fatores para se chegar a uma conclusão

Dessa forma, para avaliarmos se um ambiente possui um desempenho melhor que o outro, não basta apenas sabermos se a estrutura é DMA1 ou DMA2.

E não podemos esquecer que, por melhor que seja o ambiente de negociação de sua corretora, qualquer sistema pode sofrer intermitência. E nesses casos, a solução é o melhor atendimento. Pensando nisso, a CM Capital e.PLUS além de possuir a melhor estrutura de roteamento de ordens, possui um atendimento sem fila de espera. Ah! Estamos disponíveis também por WhatsApp, através do número +55 11 96665-5391.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin