Institucional

EXPERTISE PARA INTERMEDIAR BONS NEGÓCIOS

Como uma das maiores corretoras independentes do país, a CM Capital Markets participa ativamente no mercado de derivativos financeiros da BM&F. Possuindo na sua carteira de investidores as principais instituições financeiras do país, a CM Capital Markets presta um serviço diferenciado, desenvolvendo operações que garantem sua posição de destaque no mercado.

Produtos negociados pela CM Capital Markets na BM&F

Contrato futuro de taxa de juros (DI1)

Dólar futuro

Opções

Índice futuro da Bovespa

Swaps

Características dos produtos

Contrato Futuro de Taxa de Juros

Um futuro pode ser definido como um contrato para entrega futura de compra ou venda de determinado ativo, instrumento financeiro, commodity ou moeda estrangeira, a um preço determinado, que pode ser liquidado por entrega física, financeira ou por compensação. No caso específico do contrato futuro de taxa de juros, o produto refere-se à taxa DI, a qual pode ser definida como um instrumento financeiro destinado a possibilitar a troca de reservas entre instituições financeiras mediante registro na CETIP. Em linhas gerais, pode ser definido como o custo do dinheiro de um dia, negociado no mercado interbancário.

Dólar Futuro

Assim como definido anteriormente, um contrato futuro pode ser aplicado a moedas estrangeiras. Neste caso específico, o produto refere-se à unidade monetária norte americana.

Opções

Uma opção pode ser definida como um instrumento financeiro que confere a seu titular o direito de comprar ou vender um ativo objeto a um preço determinado. Para o lançador da opçõo, ao direito do titular se opõe uma obrigação futura, caso esse direito seja exercido pelo titular. Em termos de preço, as opções apresentam as seguintes características: 

a) Opção dentro do preço (in-the-money option): opção cujo exercício representa um fluxo de caixa positivo para seu titular; 
b) Opção fora do preço (out-of-the-money option): opção cujo exercício representa um fluxo de caixa negativo para seu titular; 
c) Opção no preço (at-the-money option): opção cujo exercício representa um fluxo de caixa neutro para seu titular.

Índice Futuro de Bovespa

O índice Bovespa representa o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Sua relevância advém do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na BM&FBOVESPA e também de sua tradição, pois o índice manteve a integridade de sua série histórica e não sofreu modificações metodológicas desde sua implementação em 1968.

Swaps

Um Swap pode ser definido como um contrato de troca de pagamentos periódicos com uma contraparte (Ex: troca de pagamentos de rendimentos pré-fixados por pagamentos de rendimentos pós-fixados). Em outras palavras, pode ser definido como a troca de um valor mobiliário por outro com o propósito de melhorar o rendimento, mudar os vencimentos ou mudar o risco de crédito. As operações de swap constituem um importante instrumento para proteção contra flutuações indesejadas de taxas, pela possibilidade em um só contrato, de realizar o hedge de duas posições, cada uma com um indexador diferente. Operações com swaps são utilizadas nos mercados de ouro ativo financeiro, taxas de câmbio, taxas de juros, ações, mercadorias e índices de preços e de ações, além de opções não padronizadas referenciadas em debêntures simples ou conversíveis em ações, em notas promissórias e em ações de companhias abertas.

*Informações conforme “Dicionário de Finanças” disponibilizado pela BM&FBovespa através de seu endereço eletrônico. Para maiores informações e detalhes acerca das características de cada produto, acesse o website da BM&FBovespa.

Produtos negociados pela CM Capital Markets na Bovespa

Ações à vista

Ações a termo

Opções de ações

Opções de Ibovespa

Aluguel de ações (BTC)

Índice futuro da Bovespa

Características dos produtos

Ações à vista

Uma ação pode ser definida como um valor mobiliário e representa a menor parcela em que se divide o capital de uma companhia. Para aquelas empresas listadas junto à bolsa de valores, representa um título negociável em mercados organizados.

Ações a termo

Em linha com a definição acima apresentada, a CM Capital Markets oferece aos seus clientes a possibilidade de negociar ações no mercado a termo, ou seja, através de operação financeira com liquidação e entrega posterior à data de negociação.

Opções de Ações

Uma opção pode ser definida como um instrumento financeiro que confere ao seu titular o direito de comprar ou vender um ativo objeto (no caso uma ação) a um preço determinado. Para o lançador da opção, ao direito do titular se opõe uma obrigação futura, caso esse direito seja exercido pelo titular. Em termos de preço, as opções apresentam as seguintes características: 

a) Opção dentro do preço (in-the-money option): opção cujo exercício representa um fluxo de caixa positivo para seu titular; 
b) Opção fora do preço (out-of-the-money option): opção cujo exercício representa um fluxo de caixa negativo para seu titular; 
c) Opção no preço (at-the-money option): opção cujo exercício representa um fluxo de caixa neutro para seu titular.

Opções de Ibovespa

O índice Bovespa representa o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Sua relevância advém do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na BM&FBOVESPA e também de sua tradição, pois o índice manteve a integridade de sua série histórica e não sofreu modificações metodológicas desde sua implementação em 1968. O produto em questão refere-se à possibilidade de contratar um instrumento financeiro que confere a seu titular o direito de comprar ou vender um ativo (no caso o índice Bovespa) a um preço determinado.

Aluguel de ações (BTC)

O aluguel de ações é uma operação através da qual o investidor detentor das ações empresta suas ações para um tomador destas ações interessado em movimentar estes papéis, mediante pagamento de taxa estipulada entre as partes.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos, para pessoas físicas, criado pelo Tesouro Nacional em parceria com a BM&FBOVESPA. Trata-se de um investimento de renda fixa, ou seja, seu rendimento pode ser dimensionado no momento do investimento, para quem busca tranquilidade e segurança.

(*) Informações conforme “Dicionário de Finanças” disponibilizado pela BM&FBovespa através de seu endereço eletrônico. Para maiores informações e detalhes acerca das características de cada produto, acesse o website da BM&FBovespa.

Por que operar com a CM Capital Markets

Por atuar como uma prestadora de serviços independente, sem uma posição própria a defender, a CM Capital Markets consegue evitar conflito de interesses, ou seja, trabalhar exclusivamente para uma das partes da negociação, preservando o nome e os objetivos de seus clientes.

Com equipe altamente qualificada a CM Capital Markets alcançou posição de destaque no mercado secundário de dívida pública no Brasil, sendo um dos principais players de corretagem no mercado de títulos públicos federais.

Atenta ao dinamismo e à rápida velocidade do mercado financeiro brasileiro, a CM Capital Markets dispõe de plataforma operacional com elevado nível tecnológico, além de contar com estrutura de contingência disponível para garantir maior segurança aos negócios de seus clientes.

Adicionalmente, a CM Capital Markets cumpre rígidas regras de compliance e procedimentos de controles internos, além de estar respaldada por políticas de chinese wall que garantem maior independência entre suas linhas de negócios. Eventuais situações de conflitos de interesses são criteriosamente analisadas e ponderadas em função dos interesses de cada um dos clientes da corretora.

Suitability

Para verificação e adequação dos produtos, serviços ou operações aos perfis de investimentos, a CM Capital Markets definiu três tipos de perfis de acordo com suas características, conhecimentos, preferências, limites para assunção aos riscos e outros fatores.

Os perfis de investidor definidos pela CM CCTVM estão demonstrados no quadro abaixo:

PerfilObjetivoRiscoRetornoConhecimento
Conservadorpreservação do capitalpouca tolerâncialongo prazolimitado
Moderadopreservação de parte do capitaltolera alguns riscosmédio a longo prazomoderado
Agressivoretornos expressivostolera quaisquer riscoscurto prazoamplo domínio

A CM CCTVM classifica os investimentos adequados aos perfis com base nos riscos inerentes de cada operação. As características dos investimentos que a instituição utilizou para essa classificação, estão descritas no quadro abaixo:

InvestimentosConservadorModeradorAgressivo
AçõesPermitidoPermitidoPermitido
Empréstimo de títulos (ponta doadora)PermitidoPermitidoPermitido
Produtos de renda fixa (exceto produtos complexos)PermitidoPermitidoPermitido
Mercado de Opções (ações)Não permitidoPermitidoPermitido
Empréstimo de títulos (ponta tomada)Não permitidoPermitidoPermitido
Mercado de Opções (derivativos)Não permitidoNão permitidoPermitido
Mercado a termoNão permitidoNão permitidoPermitido
Mercados futuros (exceto hedge: todos os perfis permitidos)Não permitidoNão permitidoPermitido

Riscos

As operações desenvolvidas no âmbito do mercado financeiro apresentam riscos não controláveis pela CM Capital Markets e estão sujeitas à volatilidade de preços e às flutuações de mercado, havendo, inclusive, a possibilidade de perdas patrimoniais para o investidor, o qual poderá ser chamado a aportar recursos para cobrir e liquidar operações. Desempenhos passados não são garantia de rentabilidade futura.

A duração recomendada para cada investimento varia em função de diversos fatores e está sujeita à interpretação de cada investidor acerca dos objetivos pretendidos em suas operações. Neste sentido, recomenda-se que o investidor, antes de tomar qualquer decisão, tenha cautela e análise todos os possíveis impactos inerentes a cada produto.

As informações presentes nesta lâmina possuem caráter meramente informativo e o material apresentado não tem intenção de ser uma oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. Esta lâmina é parte integrante do material de divulgação da CM Capital Markets. Para esclarecimentos adicionais, sugere-se a leitura de outros materiais editados pela CM Capital Markets e disponíveis através do endereço eletrônico da BM&FBovespa.