Adquirindo minidólar com a CM Capital

minidólar

O dólar ficou em evidência no final de 2019, devido à alta do seu valor. A moeda americana é um dos principais termômetros quando se trata do mercado financeiro global — tanto é que os contratos de minidólar são comercializados como ativos na bolsa de valores, o que se mostra mais uma opção de investimento.

Mas, afinal, como funcionam os contratos de minidólar? Quais as vantagens de movimentar tais ativos com a CM Capital? Neste artigo, responderemos às principais questões sobre a comercialização dessa moeda e as suas especificidades. Continue a leitura para saber mais!

Contratos de minidólar e mercado futuro: qual a relação?

O mercado futuro, como o próprio nome permite inferir, é um ambiente da bolsa de valores em que são negociados contratos de compra e venda que só serão executados no futuro. Diversos tipos de produto estão disponíveis para essa modalidade, desde o Índice Bovespa até o dólar.

Os contratos futuros de dólar são o segundo contrato derivativo mais comercializado no mercado de ações brasileiro, ficando atrás apenas do contrato futuro de DI. A proposta desse tipo de ativo é proteção ou especulação da moeda em uma data futura.

No caso da proteção, a comercialização do contrato serve especialmente aos investidores que tenham recebíveis em dólares americanos ou estejam expostos a pagamentos passivos na moeda em uma data futura, bem como a valores nocionais inferiores ao de um contrato padrão. Tal contrato ainda possibilita a negociação futura da moeda a um custo inferior ao do contrato padrão.

Vale a pena ressaltar que o minicontrato futuro de dólar é um importante instrumento para pequenos investidores que têm um perfil voltado ao alto risco e que, ao mesmo tempo, procuram uma maior possibilidade de ganhos financeiros.

Sobre o funcionamento, é importante destacar que os contratos de minidólar são ajustados diariamente. Caso a operação seja favorável, você recebe pelo lucro; caso ela tenha uma oscilação reversa, é necessário que você pague pela diferença, o chamado ajuste diário.

A partir disso, o investidor consegue identificar melhor o momento mais adequado para a abertura ou fechamento de uma posição, seja comprando ou vendendo o ativo. É sempre importante lembrar que deve existir um comprador e um vendedor para o papel.

Como lucrar com esse tipo de investimento?

Os minicontratos variam em pontos. No caso do dólar, a oscilação acontece de meio em meio ponto. O que isso quer dizer? Se, por exemplo, eu opero um minicontrato de dólar, a cada meio ponto de oscilação poderei ganhar ou perder 5 reais. De modo geral, tais ativos costumam variar bastante ao longo do dia.

Para conseguir lucrar, é preciso seguir alguns conceitos. O primeiro deles é estabelecer uma estratégia e testá-la. Para isso, é fundamental adotar alguns tipos de análise, como a técnica e o tape reading, que analisa os fluxos de ordem.

Outro ponto importante diz respeito ao gerenciamento de riscos. Você precisa estabelecer pontos-limite tanto para as perdas quanto para os ganhos. Tal ação permitirá a identificação dos momentos corretos para o estabelecimento dos seus ganhos e, por consequência, de sua lucratividade.

A plataforma de operação também precisa ser escolhida com atenção. É preciso conhecer bem a maneira como ela funciona, a fim de evitar erros durante a operação. Treinar na ferramenta e simular o operacional é fundamental para colocar as suas estratégias em prática. A simulação é o que dará consistência e o fará se sentir mais confortável na hora de operar os ativos.

Por que adquirir contratos de minidólar com a CM Capital?

Segundo a bolsa de valores, existem alguns pontos interessantes a serem levados em consideração quando se trata de vantagens do minidólar, entre os quais estão:

  • a proteção ao investidor de oscilações de preço indesejadas (hedge);
  • alavancagem de posição;
  • transparência do valor das negociações na plataforma em que é comercializado o ativo;
  • valor nocional menor, se comparado a um contrato padrão.

Mas quais outros benefícios podem ser identificados na aquisição de contratos de minidólar com a CM Capital? Confira a seguir!

Operação com poucos recursos

Não é preciso dispor de um montante tão alto quando se pretende comprar ou vender ativos de contrato futuro. Em um primeiro momento, o investidor terá que depositar apenas a garantia, que pode ser tanto em dinheiro quanto em outros investimentos que ele tenha, como títulos e ações. Tal garantia é uma exigência da bolsa para aqueles que almejam operar na compra e venda de contratos futuros.

Não é necessário um volume alto, pois, nesse caso, é possível utilizar a alavancagem para impulsionar o ativo. Ou seja, é possível aumentar os lucros sem precisar investir mais. No entanto, é necessário ter atenção, pois, caso a oscilação seja desfavorável, o investidor terá de arcar com os prejuízos.

Obtenção de ganhos diários

Um dos benefícios de investir com uma corretora que já tem tradição no mercado — caso da CM Capital — é justamente o fato de ter mais transparência nas operações. Isso significa que a obtenção de ganhos diários tem maior possibilidade de acontecer. Quando o investidor compra minidólar e o valor oscila positivamente, terminando o dia em alta, automaticamente o lucro obtido é colocado em crédito na conta.

De maneira geral, o mercado futuro é uma possibilidade acessível para os diferentes perfis de investidores, pois oferece vantagens atrativas. Quando falamos de alavancagem, porém, é preciso atenção, operando com poucos recursos, a fim de adquirir mais experiência e poder escalar os futuros investimentos.

Alta liquidez e flexibilidade

Dois pontos que merecem destaque nas vantagens dizem respeito à alta liquidez e à flexibilidade que tais ativos têm no mercado. O que exatamente isso significa? Tanto entrar quanto sair do investimento é um processo relativamente rápido — e justamente, pois bilhões são negociados.

Assim, o capital não precisa ficar parado por um longo período, o que traz flexibilidade para investir em outros ativos, sendo uma opção para diversificação de investimentos, prática considerada essencial no mercado financeiro.

Fazer a aquisição de contratos de minidólar é uma boa opção para quem quer obter ganhos com a comercialização da moeda. Como mostrado, para poder aproveitar todos os benefícios desse tipo de investimento, contar com uma corretora que ofereça o suporte necessário para a operação é essencial.

Quer saber como a CM Capital pode ser a sua parceira nesse processo? Entre em contato conosco!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin