24% representa um caminho para a nossa evolução

24% de mulheres investidoras

O ano é 2020

E nós somos 648.165 mulheres na Bolsa de Valores, representando 24% de mulheres investidoras!

Quero muito acreditar que nós tomamos a direção da nossa vida financeira e não representamos mais um cadastro de “CPF laranja”,  24% representa um caminho para a nossa evolução.

648.165 mulheres investidoras, mulheres que fazem as suas próprias escolhas financeiras!

Saber que uma mulher começou a cuidar melhor das suas finanças significa a realização da missão do Blog Mulher na Bolsa.

Quando uma mulher sabe gerir o seu dinheiro, ela tem poder de escolha. E poder escolher é sinônimo de liberdade.

Evolução e Liberdade

Por exemplo, você sabia que até 1962 as mulheres não podiam ter uma conta num banco, não tinham CPF, não eram consideradas capazes de gerir seu patrimônio e falar sobre dinheiro, isso era coisa de homem? Apenas 58 anos nos colocaram em segundo plano.

É isso mesmo! Só em 1962, as mulheres deixaram de ser consideradas civilmente incapazes (Estatuto da Mulher Casada).

Durante a minha trajetória jurídica, convivi com histórias muito tristes e que teriam um desfecho diferente se a mulher tivesse o total controle do dinheiro.

51,7% da população brasileira são mulheres

Um fato curioso: nós, mulheres, somos a maioria na população brasileira (51, 7%, segundo o IBGE), mas representamos a minoria na Bolsa de Valores.

Infelizmente, ainda há muita desigualdade salarial. As mulheres recebem, em média 22% a menos do que os homens, exercendo as mesmas funções (dados do DIEESE).

E considero, que a falta de educação financeira também tem uma parcela enorme de contribuição, para que não haja mais interesse das mulheres em investimentos. Da minha parte, estou me empenhando muito para mudar essa realidade, pois o Blog nasceu com esse intuito.

Então, ao mesmo tempo em que comemoramos a representatividade de 24% de mulheres na Bolsa, sabemos que é só o começo e ainda há muito caminho pela frente!

Somos 24%, mas podemos representar sim 51%

Tenho um convite a te fazer: incentive uma amiga, uma mulher da sua família, fale sobre dinheiro, converse sobre organizar as finanças, comece a estudar para investir, acesse o Blog (www.mulhernabolsa.com.br) e inicie a sua busca por conhecimento.

Vamos juntas transformar essa realidade e construir um futuro mais digno e menos desigual.

Contem comigo nessa jornada.

Gostou deste artigo? Quer continuar recebendo informações? Assine a nossa lista do Telegram!

Veja também no canal do Youtube mais matérias exclusivas.

Escrito por Caroline Daher, exclusivo para CM Capital e.PLUS. Caroline Daher é criadora do canal MULHER NA BOLSA e cofundadora da OFICINAB3. Tem a missão de conectar outras pessoas, especialmente mulheres, ao Mercado Financeiro, difundir o trabalho de trader/investidora na Bolsa de Valores e propagar a consciência financeira.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin